Pages

30 de jan. de 2009

Orkutar ou não Orkutar? Eis a questão!


Tudo começou a cinco anos, recebi um email para participar do então desconheçido orkut, era tão desconhecido que quase parecia uma sociedade secreta, uma rede confiável onde só haviam pessoas que receberam o convite.

Era tão pouco conhecido que ouviamos histórias de pessoas confiavam segredos aos scraps, contavam coisas que faziam em segredos, quantos casos de traição foram descobertas pelas paginas de recados e albuns que cabiam 12 fotos.

Os tempos se passaram e encontrei muitos amigos lá, mesmo porque o site se tornou pop e publico. A ingenuidade deu lugar a esperteza, onde antes tudo era tão real que alguns se atrapalhavam agora tudo é tão virtual que perfil fake é bastante comum.

Foto fake, recados fake, comunidades fake, recados fake, depoimentos fake e até amigos fake. Não quero dizer que tudo e todos são assim, mas todos sabemos desse lado do orkut, mesmo por que cada usuário comtribue para esse lado fake do orkut.

Cada usuário é fake? Sim, em partes!

Afirmo isso por que ninguém gosta de expor seus defeitos ou seus lamentos, por ser publico, tudo(ou quase) que é colocado passa por um rigoso 'dectector ante-micos', e por fim upload.
O resultado é que no orkut todo mundo é bonito, todo mundo é bom!
Todo mundo conheçe pessoas legais e vão a lugares interessantes!

Solução acompanhada de problema, por que isso torna uma parte tão importante da sua vida, na qual ignoramos nossa realidade. Não quero criticar e sim refletir sobre o orkut. Sabemos muito bem o lado positivo do site, como é bom reencontrar amigos, rever pessoas que anos não vemos, manter contato com aqueles que tiveram que se mudar, se sentir mais perto daquele cantor ou grupo musical e conheçer coisas que não existe em nosso meio.

O orkut se tornou algo tentador, onde as pessoas acessam para verem e serem vistas, tem um "Q" de glomour holliwoodano, e me pergunto até que ponto isso é saudável? ou até ponto pode deixar-se envolver?

A reposta não é que todos simplismente abandonem o orkut, como um amigo meu diz comparando um perfil a um CPF " você não tem orkut? então você não existe!", eu mesma já deixei de existir algumas vezes, e não vejo como uma solução, a solução pode estar em simplismente em aprender a lidar com ele. Agora, como faz pra aprender isso?!?!?

0 comentários: