Pages

24 de jun. de 2010

Rondônia, Unir e Enem




Rondoniense de nascimento e de coração, me sinto a vontade para falar das qualidades e defeitos dessa terra que acolheu meus pais e hoje me vê crescer. O Estado de Rondônia é novo, sua população foi formada por sulistas, nordestinos e como claramente se vê nas ruas por negros, índios e bolivianos.

Uma característica compartilhada por esses grupos é que todos compunham a base da pirâmide de renda, a maioria eram agricultores em busca de terra para plantar ou mais tarde garimpeiros. A História do estado é recente, basta voltarmos 20 ou 30 anos e encontraremos essa realidade acima descrita, e este é um dos motivos que faz os nossos jovens, ainda hoje, despreparados, basta observar que maioria de seus pais não possuem ensino superior ou são financeiramente estáveis.

Por isso afirmo ser imoral e anti-ético a adoção total do ingresso na Universidade Federal de Rondônia através do ENEM. Digo isso não com interesse pessoal, pois estou em fase de conclusão de meu curso na UNIR, digo com o orgulho e amor de Rondoniense que sou.

Se procurarmos os índices de aproveitamento do ensino médio do estado, veremos que estamos abaixo da baixa média nacional. Se olharmos para resultados de concursos, veremos que a grande maioria das vagas é preenchida por pessoas (irmãos de raça) de outros estados.

Não quero de forma alguma criticar a competência alheia, só penso que o governo tem que dar meios para a população se desenvolver e vejo que nesse momento precisamos da desistência da adesão total (saliento ADESÃO TOTAL) do ingresso da Unir pelo ENEM.


PS: espero que essa idéia possa ser compartilhada com mais pessoas do que a fracassada mobilização para meia entrada do show do Luan Santana na Expovel.

1 comentários:

Dr. Livigstone Tavares disse...

Já tivemos nossa discussão acerca da postagem em privado. Parabéns pela questão abordada.