Pages

14 de jun. de 2010

Familia




            Lembro-me de uma frase de Mario Quitana que diz “Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem”, a frase que a principio me fez rir, também me fez pensar, por que ela apresenta a realidade da mudança nas famílias.
            Há um tempo a traz o termo ‘família’ se designava principalmente a lares constituídos de pai, mãe e filhos, acontece que é cada vez mais raro esse tipo tradicional da família, dizem até que se você mora com seu pai e sua mãe, não há índice que lhe identifique de tamanha raridade. Hoje existem mães solteiras, pais solteiros, e ainda tem os casos que os filhos são criados por tios, avós ou parentes mais próximos.
            Com tudo, essa mudança tornou os papeis das relações familiares um pouco confusas, e nem mesmo notamos isso. Outro dia eu estava no trabalho e recebi uma ligação de meu pai, não pude atender na hora, mas retornei assim que pude, não imaginam minha surpresa ao descobrir que o motivo da ligação era por que ele não conseguia colocar um filme pra assistir no computador e queria instruções urgentes(rs)!
            Fico imaginando acaso fosse o inverso, se eu ligasse no trabalho do meu pai, pra ele me instruir no uso do computador porque eu gostaria de assistir o ultimo capitulo da nona temporada de ‘Smallville’?
            Aparentemente os papeis de pais e filhos estão menos nítidos do que antigamente, hoje os filhos também são amigos, conselheiros e guardadores desses que nos criaram, e os pais (claro,  é quem cria), são tudo isso e muito mais.
                                                                                                   

2 comentários:

Dr. Livigstone Tavares disse...

A família tradicional deveras há muito se perdeu. Em alguns casos, é benéfico os novos tipos de constituição familiar a fim de corrigir necessidades insanáveis (ex: adoção de órfãos). Em outros casos, é apenas uma anomalia que muito prejudica a sociedade como um todo, visto que o primeiro contato social do ser humano é no seio familiar. Boa postagem, aos poucos o blog está tomando ritmo. kkkk ps: Smalville está muito ruim. kkkkkkkkkkkkkk

Nika disse...

Realmente Livi, não são todos os casos que a transformação foi para melhor, podemos citar principalmente os casos de gravidez em adolescentes. Existem pesquisas na Universidade Federal de Rondônia de aumento na incidencia de segunda gestação em meninas de 11 a 13 anos.
Sobre Smallville, digamos que sou suspeita para falar...rsrs